quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Um lugar digno na História para Carlos Lamarca



            Tem tanto herói de mentira por aí com estátua em tudo quanto é parque. Então, cabe perguntar: por que um homem que deu sua vida pela luta contra a ditadura militar não tem sequer uma rua com seu nome?
            Agora que temos uma democracia consolidada, seria uma boa que a imagem de Carlos Lamarca ganhasse a importância que merece. E que pipocassem pelo país as homenagens que esse mártir popular nunca recebeu.
            Tiradentes, que foi um mero coadjuvante na Conjuração Mineira, virou feriado nacional e o marechal Deodoro da Fonseca, que só descobriu que tinha proclamado a República no dia seguinte, é o patrono do Exército. Já o nome do Capitão da Guerrilha, passa batido até mesmo nos livros de História.
            A bem da verdade, no ano passado foi criado um memorial no município baiano de Brotas de Macaúbas para preservar a memória de Lamarca e seu companheiro de guerrilha, José Campos Barreto. Mas é muito pouco.
            Executado de modo covarde no sertão da Bahia, Carlos Lamarca tem tudo pra ser considerado um herói popular. Só falta ser criado um movimento consistente neste sentido.  

Um comentário:

  1. Falta consiência na cabeça desse povo...
    Nasci em Brotas de Macaúbas um pouco depois das história, e ontem mesmo estava falando com um amigo...Os pais de hoje não se preocupam em passar adiante essa história até hoje, quando um dos meus irmãos mais velhos contam sobre Zequinha arratado em um carro depois de morto e anteior a isso levando seu companheiro nos braços 'AMIGO NA VIDA, AMIGO NA MORTE", eu sinto um arrepio na alma...
    vou te seguir, essa semana tambéme screverei sobre isso, vou deixar um link do seu blog no meu, posso? vou te seguir também.

    ResponderExcluir