quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Faltou sangue

Falha retira do ar debate entre candidatos na Globo

          Ontem à noite, me aventurei a assistir o embate televisivo dos candidatos a governador aqui do Estado de São Paulo. E como ficaram chatos os debates políticos.
       Lá atrás, no início da redemocratização, quando as regras dos enfrentamentos eram mais brandas e jornalistas também faziam perguntas, o clima esquentava com frequência. Tá certo que franco-atiradores da política nacional - Enéas era o principal deles - e caras-de-paus - como Paulo Maluf - ajudavam a apimentar as discussões com ataques virulentos aos adversários e, muitas vezes, pessoais. 
       O que vi diante das telas nesta terça foi um jogo muito bem articulado de dissimulação, com o Alkimim fugindo o tempo todo do confronto direto com Mercadante e este, como seu principal oponente, choramingando que o candidato tucano não lhe dirigia perguntas.
       De resto, os outros pretendentes ao cargo de governador se limitaram a atacar José Maria Alkimim nas questões de sempre - pedágio, meio-ambiente, educação, habitação - numa tentativa clara de apenas marcar posição como oposição.
       As regras justíssimas ajudaram a dar um tom morno ao encontro e o mediador - Chico Pinheiro - não teve qualquer trabalho. Enquanto nos confrontos de antanho a campainha pedindo silêncio era um instrumento corriqueiro e, muitas vezes, os debatentes ameaçavam se engalfinhar diante das câmeras, hoje temos a mais pura demonstração de bommocismo e cordialidade.
      É uma pena porque sem um enfrentamento mais contundente entre os candidatos, fica a idéia de que tudo é uma grande encenação. 
       
          

Um comentário:

  1. Concordo, caro João. As regras são montadas para não haver debate. Mas achei que o Mercadante foi bem. Choramingou, mas com razão. E usou o tempo que tinha martelando com clareza em questões como sucateamento da educação, habitação e do transporte, marcas registradas do péssimo, desastroso, negligente e oneroso (des)governo tucano, no Estado há 16 anos...
    Domingo, espero, nos vemos no frango, pra comemorara a vitória da Dilma!!13

    Beijos

    ResponderExcluir