terça-feira, 31 de agosto de 2010

Um filme genial


             Cine Paradiso - Nuovo Cinema Paradiso, no original em italiano - de Giuseppe Tornatore, foi lançado nos idos de 1988, mas é um filme pra se rever sempre. Me meti a besta de fazê-lo na semana retrasada. E tome lágrimas do começo ao fim.
         A sutileza com que o diretor constrói seus dois personagens principais, o projetista Alfredo - Philippe Noiret e o coroinha Totó - Salvatore Cascio - é duma genialidade a toda prova. A gente mergulha na história e na relação de amizade dos dois de tal forma, que as emoções deles viram as nossas emoções.
         Junto com o drama do menino apaixonado por cinema que faz de tudo pra assistir as seções e ajudar na projeção das películas, o diretor mostra o cotidiano de uma cidadezinha do sul da Itália nos anos quarenta. 
         Impagável a censura prévia do padre aos beijos contidos nas fitas norte-americanas e o comportamento da platéia durante as seções de cinema.
         Ganhador, entre outros, do Oscar e do Globo de Ouro de 1990, como melhor filme estrangeiro, e do Grande Prêmio do Juri do Festival de Canes, em 1989, Cine Paradiso vai estar sempre na relação dos filmes da minha vida.
            Se ainda não viu, pegue o filme numa locadora  e confira. Você vai se emocionar com toda a certeza.  

Um comentário: